Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

FHFS divulga Outubro Rosa e Novembro Azul



A Fundação Hospitalar de Feira de Santana realizará duas ações com o objetivo de conscientizar e facilitar o acesso das mulheres e homens a exames de prevenção contra os cânceres de mama e o de próstata. A programação do Outubro Rosa e do Novembro Azul foi apresentada pela presidente da FHFS, Gilberte Lucas, na manhã desta quarta-feira (16/10).

Será a maior ação voltada aos dois movimentos já realizada pelo órgão na cidade. A expectativa é que sejam feitos mais de cem exames por dia, durante as duas campanhas. A programação do Outubro Rosa será iniciada nesta sexta-feira, 18, e vai até o dia 31. No primeiro dia da ação serão disponibilizados no Centro de Abastecimento atendimento clínico, aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atividades educativas e teste rápido de HIV.

No sábado, 19, será disponibilizado no estacionamento do Hospital da Mulher, das 8h às 13h, atendimento clínico, palestras educativas com equipe da UEFS (Universidade Estadual de Feira de Santana), aferição de pressão arterial, teste de glicemia, atividades educativas, teste rápido de HIV e preventivo.  No mesmo dia o CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem) realizará o Mutirão de Ultrassom Mamaria.

Na segunda-feira, 21, a partir das 9h, será aberta a Semana de Prevenção no CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer), que prossegue até o dia 31, com atividades e exames de diagnósticos. No dia 26 será feito mutirão de mamografia no CMDI (para pacientes reguladas pelo CMPC).

NOVEMBRO AZUL

A campanha Novembro Azul, da Fundação Hospitalar, será aberta no dia 14 de novembro no Centro de Abastecimento (com programação semelhante à abertura do Outubro Rosa no entreposto comercial). Do dia 20 ao 29 (exceto no sábado e domingo), o CMPC realizará triagem para exames laboratorias, ultrassonografia da próstata, além de eletrocardiograma, raio X e PSA.

A presidente da Fundação observa que a programação montada pelo órgão visa atender com qualidade uma grande demanda e garantir os procedimentos seguintes, nos casos necessários. “As pessoas passarão pela triagem no CMPC, onde já sai com o exame marcado e agendado para ter o resultado. Nos casos em que se constatar alguma suspeita, os pacientes são encaminhados aos respectivos médicos especialistas”, explica. (Ordachson Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário