Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 22 de outubro de 2013

Professora cobra incentivo à ciência e tecnologia na escola

Começou nesta terça-feira (22), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o 17º Seminário de Iniciação Científica (Semic), que este ano aborda o tema Ciência, Saúde e Esporte. Em palestra proferida pela manhã, na abertura dos trabalhos, a professora doutora Celi Zulke Taffarel, da Ufba, criticou estabelecimentos de ensino, de todos os níveis, que não estimulam os alunos para a ciência, inovação e, consequentemente, a produção científica.

O país, conforme a palestrante, carece de investimentos que incentivam a cultura do esporte e a saúde dos indivíduos.  “Ciência, saúde e esporte não devem estar restritos à elite social. Trata-se de fatores que devem ser fomentados, estimulados, e isso está sendo negado nas escolas”, protestou.

Com atividades que integram a 10ª Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, o 17º Semic prossegue até sexta-feira (25), no campus da Uefs em Feira de Santana e no campus avançado de Lençóis, na Chapada Diamantina. São realizadas palestras e minicursos, além de visitas a laboratórios e oficinas sobre as diversas áreas do conhecimento. Além da comunidade interna, participam professores e estudantes da educação infantil, do ensino fundamental e médio.

A programação, disponível no portal www.uefs.br, prevê, também, apresentação de aproximadamente 500 trabalhos de bolsistas, alunos de cursos de graduação da Uefs, avaliados por comissões de professores. Os autores dos melhores trabalhos receberão premiação e participam do 66º Encontro Nacional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), em 2014, que acontecerá em Rio Branco, Acre.

O 17º Semic e as atividades da Semana de Ciência e Tecnologia na Uefs são coordenadas, respectivamente, pelas Pró-Reitorias de Pesquisa e Pós Graduação e de Extensão.


Informações Ascom/Uefs fotos Edvam Barboza 

Nenhum comentário:

Postar um comentário