Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Aberta Semana do Diabético



Há vinte anos, Meire Maria Oliveira, 65, convive com o diabetes. O período de descoberta da doença foi difícil para ela. A aceitação veio com o tempo. A aposentada cumpre rigorosamente as recomendações médicas, mantém uma alimentação adequada e controla a diabetes também com a ingestão de medicamentos.

Ela é uma dos 3.500 pacientes atendidos pelo CADH (Centro de Atendimento ao Diabético e Hipertenso). E mais: está inclusa no universo de 284 milhões de pessoas diabéticas do mundo, conforme dados da Federação Internacional de Diabetes. No Brasil, 11% da população têm a doença.

Na manhã desta segunda-feira, 11, dona Meire participou da abertura da Semana em Comemoração ao Dia Mundial do Diabético, no Auditório Dr. João Batista de Cerqueira, na Secretaria de Saúde. As atividades prosseguem até a próxima quinta-feira, 14, com diversas ações promovidas também pelo CADH.

A iniciativa foi do I Programa de Educação Continuada para Pacientes Diabéticos, da Assistência Farmacêutica. Participaram, sobretudo, pacientes cadastrados no CADH. Nas oficinas receberam instruções sobre uso correto de medicamentos, importância da prática de atividades físicas e alimentação correta.

A abertura contou com a presença da secretária de Saúde, Denise Mascarenhas, que destacou a importância da iniciativa como momento de fortalecer o controle da doença e conscientizar os pacientes para que tenham uma melhor qualidade de vida.

A coordenadora do CADH, Andréia Silva, ressaltou que estimativas apontam que em Feira de Santana existem 9.894 portadores do diabetes cadastrados e acompanhados pela Atenção Básica. Os dados foram levantados entre janeiro a setembro pelos Agentes Comunitários de Saúde.

“Apesar das complicações e limitações que podem ser ocasionadas pela doença, é importante frisar ao diabético que é possível viver com qualidade de vida”, disse.

Já a oferta de medicamentos para o controle da doença foi destacada pelo coordenador da Assistência Farmacêutica, Juraci Leite. Ele afirmou que o Município tem garantido insulina dos tipos NPH e Regular aos pacientes. Contudo, os análogos de insulina somente para as 600 pessoas já cadastradas no Programa Diabetes: Vivendo Sem Fronteira, uma vez que o fornecimento passou a ser de competência do Estado.

“Os pacientes não cadastrados e que necessitam da medicação não ficarão desamparados. Serão orientados a procurar a 2ª Dires”, afirmou a secretária de Saúde. Os análogos de insulina são de alto custo.

As atividades da Semana prosseguem nesta terça-feira, 12, com café da manhã, aulas de dança, relaxamento, aferição de pressão e testes de glicemia no CADH, a partir das 7h. (Renata Leite)

Nenhum comentário:

Postar um comentário