Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

Novembro Azul na feirinha do Tomba



A feira livre do bairro Tomba, uma das mais concorridas da cidade, recebeu neste domingo, 23, os prepostos da Secretaria Municipal de Saúde. Eles levaram informações aos homens sobre a prevenção ao câncer de próstata. A iniciativa integra as ações do movimento Novembro Azul.

Além do trabalho de conscientização, foram feitos encaminhamentos para exames e realizados testes rápidos da Sífilis e HIV/aids. Também a distribuição de preservativos e cartilhas informativas. A fitinha azul, símbolo da campanha, também foi distribuída para aqueles que deixaram o receio e o preconceito de lado e participaram da ação. 

De acordo com a chefe da Divisão de Enfermagem, Ana Cristina Franqueira, as ações do Novembro Azul são preventivas, visando informar e esclarecer os homens sobre os cuidados com a saúde. “O Tomba é um bairro populoso e muitos destes homens trabalham na feira livre e não têm tempo para procurar orientações médicas. Viemos até eles para orientar e dar os devidos encaminhamentos. Daqui eles já saem com guias para exames médicos”, disse.

A ação durou toda a manhã e foi parabenizada pelos vendedores do local, a exemplo do ambulante Almir Campos. Ele confessou que precisa se dedicar mais a saúde. “Sou um pouco preguiçoso para isso. Com a ação realizada ao lado da minha barraca, não poderia deixar de aproveitar. Aferi a pressão e já estou com a guia de exames. Agora é se cuidar”, pontuou. (Gislaine Sena) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário