Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Cartilha vai orientar sobre racionamento de água



A Secretaria de Agricultura está preparando uma cartilha para orientar as famílias que tem cisternas, com foco no uso adequado da água disponível. O material está em fase de conclusão e será distribuído em breve.

A medida está sendo adotada em função da proximidade do Verão, quando o consumo da água aumenta e o produto se torna mais escasso. Na zona rural estão cadastradas 1.085 cisternas que são abastecidas por carros-pipa.

Conforme a OMS (Organização Mundial de Saúde), o parâmetro de consumo humano é de 100 litros/família (com cinco membros) por dia, o que corresponde a 20 litros por pessoa. “Como o carreto é entre 9 mil a 10 mil litros, cada abastecimento por família dura em média três meses”, explica o secretário Ozeny Moraes.

A água fornecida através de carro-pipa é destinada para o consumo humano - beber, cozinhar e higiene pessoal. Não é destinada aos animais.

Ozeny Moraes lembra que a maioria das cisternas atende a mais de uma família. Existe, assim, a necessidade do abastecimento mais freqüente, que  é calculado conforme o número de famílias atendidas por cisterna.

Uma das preocupações do secretário é com relação às condições das bicas e a falta de alinhamento das telhas, que provocam um grande desperdício da água da chuva que não é captada. Esse trabalho de manutenção feito por técnicos da Seagri, em visitando às propriedades rurais. (Ronaldo Belo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário