Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Pacto do Cordel resgata a cultura popular nordestina

Versos recitados de forma melodiosa e cadenciada, acompanhados de viola, chamaram a atenção das pessoas que passaram pela Praça Bernardino Bahia na manhã desta segunda-feira (04/11). Alguns pararam para ouvir a narrativa, e foram conquistados pelos causos que quase sempre abordam a realidade do nordestino.

O Pacto do Cordel levará a cultura popular nordestina ao coreto nas quatro segundas-feiras deste mês. O cordelista e ativista cultural Oliver Brasil diz que a iniciativa representa um novo horizonte para os poetas populares. “Os cordelistas precisam de um espaço como esse, e para a população também é fundamental ter acesso a cultura regional”.

A iniciativa é da Secretaria de Trabalho, Turismo e Desenvolvimento Econômico, em parceria com a Ordem Nordestina de Cordelistas e Artistas Populares. A programação desta segunda-feira contou ainda com apresentações dos repentistas Ceará e Zé Francisco, e do contador de causos Júlio Rodrigues.

A diretora do Departamento de Turismo da Settdec, Graça Cordeiro, diz que a segunda-feira foi escolhida por ser o dia de maior movimento no centro da cidade. “É quando muitas pessoas de outras cidades vêm para fazer compras, bem como as pessoas que residem nos distritos, e a ideia é mostrar a cultura feirense. Além do cordel, queremos ampliar a iniciativa para outras vertentes artísticas mostrarem seus trabalhos em outros dias da semana”.


O aposentado Isidoro Menezes aprovou a iniciativa e garantiu retornar nas próximas semanas. “Estava passando pela praça e não resisti ao som da viola. Parei para ver e no final comprei vários folhetos. É muito bom um momento como esse em plena segunda-feira”, declarou. 

Informações de Ordachson Gonçalves e fotos de Jorge Magalhães/Secom

Nenhum comentário:

Postar um comentário