Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

domingo, 10 de novembro de 2013

Cavalgada marca as comemorações da Festa de Vaqueiros do Socorro

Charme, beleza e simpatia. Em uma festa de vaqueiros, essas características predominam na rainha e princesas. Mas neste domingo, 10, no povoado do Socorro, em Tiquaruçu, a participação feminina foi além da presença das majestades. As mulheres estiveram em bom número no desfile de vaqueiros, ponto alto da festividade iniciada no sábado, 9.

A Festa de Vaqueiros do Socorro é a mais antiga do gênero no município e completa 43 anos. O desfile foi iniciado por volta das 13h, após a celebração da missa em homenagem aos vaqueiros na Igreja de Nossa Senhora do Socorro. A cavalgada percorreu alguns quilômetros até a sede de Tiquaruçu, e depois retornou para o ponto de saída.

Em meio aos vaqueiros encourados, as mulheres mostraram que também sabem dominar as rédeas. Luciana Gomes, 32 anos, é filha e neta de vaqueiros. Desde a infância participa da festividade no povoado de Socorro. "Minha família é da sede (Tiquaruçu), mas desde quando eu era pequena estamos presentes aqui. E essa é a melhor festa de vaqueiros que conheço", defende.

A rainha da festa, Suane Santana Melo, 15 anos, também participa do evento desde seus primeiros anos de vida. E observa que a tradição vem se fortalecendo. "Todas as minhas amigas que têm a mesma idade participam, assim como também crianças, e isso nos orgulha. Quando acaba a festa a gente já fica na expectativa para o próximo ano", salienta.

Para Veridiano José de Cerqueira, o "Seu Vivi", um dos fundadores da festa, o evento deste ano superou as expectativas. "A gente fica feliz em ver a participação de jovens, mulheres, crianças, além é claro dos vaqueiros, que graças a Deus estão conseguindo a cada dia a valorização que merecem", ressalta.

A programação foi iniciada na noite de sábado com shows de Beto Cardoso e Kinininho dos Teclados, Nenem do Acordeon, Kixote é Esse e Mazinho Venturiny. No domingo a animação foi garantida por Juno Leon, Val e Neilton e Zé Araújo. Os vaqueiros também receberam brindes.


Estiveram presentes os secretários municipais Jailton Batista (Cultura, Esporte e Lazer) e Ozeny Moraes (Agricultura e Recursos Hídricos); o deputado estadual Carlos Geilson; e o deputado federal Colbert Martins Filho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário