Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Árvores condenadas são substituídas em avenidas

Cerca de 50 árvores estão sendo ou serão substituídas nas avenidas Maria Quitéria, onde o serviço já foi concluído, e na Getúlio Vargas. Quase todas são da espécie sabiá, que foram atacadas pelo parasita erva de passarinho. É a execução da segunda parte do Programa de Renovação da Arborização, que consiste em retirar as árvores contaminadas ou em processo de caducidade. A  primeira etapa aconteceu em 2006.

“São árvores que já estão velhas ou irremediavelmente atacadas por pragas, cupins e formigas”, diz o diretor do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho. Lembra que a substituição se dá exclusivamente àquelas com outras espécies mais jovens plantadas ao seu lado e que não corram mais o risco de morrer.  

De acordo com o diretor, dentro de mais alguns anos outras árvores, que já terão atingido a vida útil, serão substituídas. Afirma que o serviço não vai trazer prejuízos para a avenida, em termos de qualidade de vida, porque aquelas que foram plantadas atingirão alturas ideais dentro de poucos anos e que as que foram substituídas já não tinham tanta utilidade e que apresentavam perigo, devido as suas estruturas.


Deodato Peixinho revela que a espécie sabiá atrai muitos passarinhos, que trazem as sementes da erva daninha que a levam a morte. “Esta erva, que é hospedeira, já virou uma praga, que também ataca frutíferas, e se concentra na copa das árvores”. Disse que antes da substituição o controle, por meio de poda, foi tentado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário