Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

Centro de Abastecimento festeja Santa Bárbara

Santa Bárbara e Iansã, protege dos raios e trovões, é a mesma divindade para católicos e adeptos de religião de matriz africana. Por isso, no dia 4 de dezembro eles se unem para celebrá-la. Em Feira de Santana, o grande encontro da fé acontece no Centro de Abastecimento. A frente do altar, a imagem da santa ou orixá, ao lado do marido, São Jerônimo ou Xangô. Nada mais sincrético. E que manifestação de fé.

Para o prefeito José Ronaldo de Carvalho, o caruru de Santa Bárbara do Centro de Abastecimento já parte da história do município. “A religiosidade dos feirenses é latente. E esta festa mostra que a gente não perde nada por acreditar”. Comenta que o sincretismo torna as pessoas mais tolerantes com as opiniões dos outros. “Tudo está voltado para um só Deus e o seu filho, Jesus de Nazaré”.

A missa foi celebrada pelo padre Pedro – co-celebrada pelo diácono Gilberto, que abordou as qualidades guerreiras de Santa Bárbara. Foi assistida por várias adeptas do candomblé, entre elas mãe Lourdinha de Ogum, vestidas de um branco imaculado. Não faltou a tradicionalíssima seiva de alfazema. Os presentes foram democraticamente borrifados. Ficaram cheirando a bebê das antigas.

A mãe de santo disse que os deuses sãos os mesmos e que não via nada demais em participar da missa. Inclusive acompanhou as orações católicas. “Neste local Iansã, Ogum e Obaliariê estão presentes”. Logo secou o frasquinho de alfazema. A imagem da divindade a todo momento era reverenciada. Os adeptos do candomblé demoravam mais tempo à frente da imagem.

Logo depois da missa, como acontece todos os anos, o cortejo com as imagens de Santa Bárbara e São Jerônimo, levadas por comerciantes e devotos, percorreu algumas dependências do Centro de Abastecimento. Em seguida, começaram as apresentações musicais, com muito ijexá, com Mara Araújo e Banda, depois se apresentaram as quixabeiras da Matinha e da Lagoa da Camisa. E o samba de roda botou todos para dançar.


Acompanharam o prefeito os secretários de Desenvolvimento Econômico, Antônio Carlos Borges Júnior, de Agricultura, Ozeny Moraes, de Serviços Públicos, Manoel Cordeiro, de Comunicação Social, Valdomiro Silva e o chefe do Gabinete do Prefeito, Mário Borges. O Coral Cristã fez uma apresentação especial. (Batista Cruz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário