Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Cuidados antes da viagem para o veraneio



Tradicionalmente, janeiro é um mês de muitas casas vazias em Feira de Santana. É o pico do verão. Os moradores se mudam temporariamente para as praias. Mas, antes de fechar os imóveis, todos devem adotar o procedimento padrão: verificar se não estão oferecendo locais para que o mosquito aedes aegypti, transmissor da dengue, use-os como incubadoras das suas larvas.

A viagem deve ser precedida de um verdadeiro faxinaço do lar, conforme recomenda a Vigilância Epidemiológica. Vasilhas que podem acumular água devem ser  descartados e garrafas deverão ser guardadas com a boca para baixo. O mesmo procedimento deve ser adotado com os baldes. A tampinha do sifão da pia de lavar roupa deve ser retirada e os ralos do quintal desobstruídos.

“Não podemos deixar nada que acumule água”, enfatiza a  coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Feira de Santana, Amarry Morbeck. “São procedimentos simples que contribuirão para que a cadeia de reprodução do inseto que transmite a doença seja quebrada, porque o aedes aproveita todo e qualquer local que tenha água limpa para se reproduzir”.

O veraneio também coincide com o período de trovoadas, que resulta em águas acumuladas. “São cuidados permanentes que os moradores devem tomar, principalmente na calhas, onde o mosquito encontra local ideal para se reproduzir”, afirma a coordenadora da Vigilância Epidemiológica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário