Submarino

CANAL DA PREFEITURA DE FEIRA NO ZAP

segunda-feira, 23 de dezembro de 2013

Orkestra Rumpilezz fez o público sambar

Cair no samba diante do som de uma orquestra era algo inimaginável para centenas de pessoas que compareceram a Praça Padre Ovídio (Praça da Matriz) na noite deste domingo, 22. Mas todos foram surpreendidos com o espetáculo de musicalidade e resgate cultural proporcionado pela Orkestra Rumpilezz, regida pelo maestro Letieres Leite.

Criado há sete anos, em Salvador, o grupo se apresentou pela primeira vez em Feira de Santana. E o encontro com o público feirense foi histórico não apenas pelo ineditismo, mas por ser considerado pelos presentes como um dos mais contagiantes shows do projeto Natal Encantado, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer que se consolidará no calendário festivo do município. 

A Orkestra Rumpilezz apresentou um repertório autoral. Interagindo com o público – algumas vezes de forma didática – o maestro Letieres explorou desde a mistura da música afro com o jazz instrumental, as variantes do samba, como o samba duro e o samba cabula, este último citado como o ritmo ancestral que originou o samba atual.

“A origem é angolana, mas o samba de verdade nasceu na Bahia”, declarou o maestro, antes de exibir para o público o samba do Ilê Ayê. Cada pequeno intervalo nas músicas era intercalado por aplausos. Em alguns momentos o público também era convidado a acompanhar as batidas dos tambores com palmas.

Os solos de percussão do mestre Gabi Guedes, músico que já tocou com grandes nomes da música internacional, como Jimmy Cliff, também empolgaram as pessoas presentes. Os instrumentos de sopro, mais comuns em uma orquestra convencional, tiveram seus momentos de destaque, como na interpretação da música "Floresta Azul", composição de Letieres Leite baseada numa melodia ancestral.

O público se emocionou com a música “Tá Lendo”, que integrou o último álbum do cantor pop Ed Mota, com arranjo de Letieres Leite. Em Feira de Santana a Orkestra Rumpilezz também apresentou uma composição inédita, que vai integrar o próximo disco do grupo, denominado “Das Arábias”. O primeiro disco, lançado em 2010, rendeu ao grupo prêmios de melhor música instrumental do país e revelação. 

A última música foi anunciada, mas ao final dela o público pediu ‘bis’. O maestro atendeu, mas com uma condição: que todos deixassem as cadeiras e abrissem uma roda de samba na frente do palco. Não teve quem pensasse duas vezes. O espaço ficou pequeno, mas todos caíram no samba reggae da Orkestra Rumpilezz. 


A apresentação foi acompanhada pelo prefeito José Ronaldo de Carvalho,juntamente com a primeira-dama Ivanete Rios de Carvalho, e o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista. Um show pirotécnico complementou o espetáculo. (Ordachson Gonçalves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário